Seminário sobre a água reúne comunidade e membros do CBH-Santo Antônio


26 maio/2014

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH – Santo Antônio) e representantes da comunidade se reuniram no último dia 21 em Itabira para o 1º Seminário Socioambiental do Comitê, com o tema Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O evento fez parte da programação do 12º aniversário do CBH.

O presidente do Comitê, Felipe Benício Pedro, abriu o evento falando sobre a importância de se colocar em pauta o desenvolvimento sustentável atrelado ao uso racional e à preservação dos recursos hídricos. Em seguida, o diretor presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, explicou a metodologia e a proposta do seminário. “A ainda não conseguimos desenvolver no Brasil projetos que mudem de fato o nosso comportamento em relação aos recursos naturais. Por isso, precisamos unir forças por um objetivo claro, porque as pessoas precisam ver na prática o resultado desses trabalhos”.

Dando início às palestras, Lucas Miyahara, representante da Associação de Moradores, Agricultores e Apicultores da Lapinha (AMA Lapinha), falou sobre o trabalho de recuperação de nascentes realizado pela instituição. Segundo ele, a maior dificuldade no primeiro ano de atuação foi fazer com que o projeto fosse aceito e tivesse credibilidade. Mais de duzentas nascentes já foram recuperadas desde a criação da associação, em 2008. O Comitê tem um papel estratégico, na medida em que possibilita a integração de projetos que visam a preservação do meio ambiente. “A intenção é articular todas essas ações dentro da calha do rio Santo Antônio, usando o Comitê como instrumento”, afirma Lucas.

A segunda palestra foi apresentada pelo Coordenador da Incubadora de Empresas de Itabira, Márcio Labruna, que representou Carlito Andrade, falando sobre o desafio de conciliar o desenvolvimento sustentável à instalação de mineradoras nas cidades da bacia. “É claro que as mineradoras trazem desenvolvimento, mas é preciso ficar atento aos problemas sociais, à qualidade de vida e aos passivos que isso traz para todos nós”, ressalta Márcio. Durante a palestra também foi apresentada a proposta da criação de um escritório regional para auxiliar as comunidades mineradoras a progredirem da melhor forma. “É preciso mudar o foco do global para o local”, pondera.

O ciclo de palestras foi encerrado com a participação do Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Amarildo Kalil. Ele apresentou o projeto de Zoneamento Ambiental e Produtivo, ZAP e falou sobre a transformação do papel da agricultura com o passar dos anos. “Hoje a sociedade quer que a agricultura também preste serviços ambientais. E isso é um desafio”, comenta.

O Seminário também contou com mesas redondas, com a participação de representantes do Poder Público, Usuários e Sociedade Civil. A primeira foi composta pelo secretário de Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro, Sandro Lage; pelo assessor técnico da SEAPA, Amarildo Kalil e pelo representante da Secretaria de Meio Ambiente de Itabira, José Eduardo Passos Guerra. A mesa dos Usuários foi composta por Luiz Cláudio de Castro Figueiredo, da VALE; Leonardo Mitre, da Anglo American; Camilo Silva, da Manabi e Dartison Piedade Fonseca, do SAAE de Itabira. A última mesa, com representantes da Sociedade Civil, foi composta pelo Presidente do CBH-Santo Antônio, Felipe Benício Pedro; Flávia Pantuza, da Funcesi e Lucas Miyahara, da AMA Lapinha. Os participantes falaram sobre a atuação de cada segmento na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Santo Antônio. Ao final do evento, um documento foi elaborado, contendo os principais pontos abordados durante as discussões e os encaminhamentos.