Município de Ferros recebe conselheiros para 38ª Reunião Ordinária do CBH-Santo Antônio


18 nov/2014

O município de Ferros foi escolhido para receber conselheiros e convidados para a 38ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio. O encontro foi realizado no auditório do Centro Cultural Roberto Drummond, no centro de Ferros.

Na abertura da reunião, o presidente do CBH, Felipe Benício Pedro, fez um balanço dos eventos que participou representando o Comitê. O III Encontro de Integração, que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Senhora dos Remédios e o Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB), que será realizado entre os dias 23 e 28, em Maceió, também foram abordados nos avisos aos conselheiros. Os membros que participarão dos dois eventos manifestaram interesse e foi definido que quatro conselheiros representarão o CBH em cada um dos eventos.

Logo em seguida, após a aprovação das atas das reuniões anteriores, Mário Cintra, representante da Guanhães Energia, empresa responsável pela instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Dores de Guanhães, apresentou aos conselheiros o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera). Os conselheiros puderam conhecer de perto os detalhes do empreendimento e após discussão sobre o assunto, foi proposto, entre outros pontos, que a empresa se responsabilize pelo pagamento por serviços ambientais, que amplie o diálogo com os proprietários rurais e faça o monitoramento biológico da PCH.

O diretor presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, também participou da reunião com a apresentação da elaboração do Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio. “Essa metodologia do ZAP é uma proposta do governo, construída a várias mãos. É uma conjunção de atores que vem trabalhando para detectar as vulnerabilidades e oportunidades em termos ambientais”, destacou. Segundo Eduardo, o objetivo da apresentação foi atualizar os membros do Comitê sobre o andamento do projeto, que deve ser apresentado ao Comitê no início de 2015. Até o momento, o projeto foi custeado pelo Instituto BioAtlântica (IBIO Institucional) e pelo governo do Estado.

Ao final da reunião, o consultor ambiental João Alves apresentou o projeto ambiental “Capacitação de professores para serem agentes multiplicadores de Educação Ambiental”. O objetivo do projeto é capacitar educadores, por meio de palestras, debates e dinâmicas de grupo, para que questões ligadas ao meio ambiente sejam abordadas em sala de aula de forma simples e acessível. “As crianças e adolescentes estão em processo de formação. Por esse motivo, encontram-se mais suscetíveis às transformações”, explicou João. Após discussão, foi definido que a proposta será analisada pela Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos (CTPlano) e, se aprovada, será novamente apresentada em plenária para aprovação dos conselheiros.

Os membros do Comitê se reúnem novamente em dezembro, para a 9ª reunião extraordinária, no dia 16 de dezembro, em Itabira.