Fórum Mineiro de Comitês de Bacia é realizado em Itabira


2 jul/2014

IMG_6448

A 33ª edição do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica (FMCBH) reuniu autoridades e representantes de 26 bacias do Estado em Itabira, nos dias 25 e 26 de junho. O evento, promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), contou com o apoio do CBH-Santo Antônio e da Prefeitura Municipal de Itabira, e foi a primeira vez que que ele foi realizado na Bacia do Doce. O objetivo foi colocar em pauta questões relacionadas à gestão de águas em Minas Gerais.

O coordenador geral do FMCBH, Hideraldo Buch, conduziu o evento e participou da mesa diretora, que, no primeiro dia, também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Itabira, Nivaldo dos Santos; da representante da Diretoria de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do IGAM, Renata Araújo; da coordenadora adjunta do FMCBH, Alice Godinho; e do presidente do CBH-Santo Antônio, Felipe Benício Pedro.

Representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, Felipe Benício Pedro falou sobre o uso legal da água e os desafios da gestão de recursos hídricos na Bacia. “Em Itabira, o uso legal dos recursos hídricos é crucial, já que não há água suficiente para abastecer a cidade. Como não temos um grande rio passando pelo município, todo o abastecimento é baseado nas nascentes”, explicou. Em seguida, o coordenador técnico da Emater e conselheiro do CBH-Piranga, Marcelo Caio Libanio Teixeira, falou sobre o Projeto do Território do Comitê do Rio Piranga, que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida de agricultores por meio do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e da formação de consórcios. “Estamos buscando convergências de políticas públicas que possam dinamizar esses territórios, para que as pessoas queiram preservá-los”, afirmou. O encontro foi encerrado com a apresentação da chefe da Secretaria Executiva do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), Maria de Lourdes.

Sustentabilidade em pauta

No segundo dia do Fórum, o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, abriu o evento falando sobre a importância de ações voltadas ao uso sustentável da água. A diretora geral do IGAM, Marília Melo, que também participou do Fórum, falou da necessidade de apresentar bons resultados à comunidade por meio de ações voltadas à preservação dos recursos hídricos.

O encontro também contou com a participação do representante da Gerência de Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água (GPRHE), Allan de Oliveira Mota, que falou sobre a aderência das pautas dos CBH’s aos Planos Diretores de Bacias Hidrográficas; e com a representante da Secretaria Executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente da FIEMG, Patrícia Boson, que comandou um debate sobre o tema Protagonizar a Revolução Hídrica. Entre os pontos levantados, Patrícia falou sobre a outorga e o modelo de gestão das águas.

A representante da Diretoria de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Renata Araújo, apresentou a avaliação realizada sobre a renovação dos Comitês de Bacia no processo eleitoral de 2013. Breno Lasmar, do IGAM, explicou o trabalho do Instituto na difusão de assuntos e capacitações sobre temas de interesse dos Comitês. Fechando o evento, a chefe da Secretaria Executiva do Fhidro, Maria de Lourdes, falou sobre as propostas de capacitação para os projetos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais.

A 34ª edição do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica acontece nos dias 26 e 27 de agosto, em Belo Horizonte.