Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce mostram realidade hidroambiental do território em série documental inédita


29 set/2023

O programa, que estreia neste sábado (30) é fruto de uma parceria com a Inter TV, afiliada Globo, e mostrará as belezas e desafios ambientais da bacia, desde à nascente até a foz do Rio Doce  

O que você sabe sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce? Para mostrar as belezas naturais, a riqueza cultural e os desafios no trabalho de recuperação dos cursos d’água do território, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce produziram o “Águas dos Vales”, programa especial, em formato de documentário, que estreia neste sábado (30), às 11h45, na Inter TV, afiliada Globo. Todos os episódios ficarão também disponíveis no Globoplay. 

Dividido em sete episódios, o Águas dos Vales, além de mostrar o cenário ambiental atual, também fomenta o debate sobre o futuro, mostrando ações voltadas à recuperação do ecossistema local e incremento hídrico.  

Iniciativas sustentáveis e que devem ser disseminadas também terão destaques em todas as regiões da bacia, com um programa dedicado à cada uma das sub-bacias de rios afluentes da porção mineira: Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, Piracicaba/MG, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu. O último programa será uma viagem por toda a extensão do Rio Doce, desde à sua formação até o desague na foz. 

O Águas dos Vales é uma produção inédita dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, em parceria com a Inter TV, e tem a curadoria da Prefácio Comunicação, responsável pela assessoria de comunicação da instituição.  

A Bacia do Rio Doce 

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce abrange uma área de 86.715 km², sendo 86% dela localizada no leste de Minas Gerais e 14% no nordeste do Espírito Santo. O Rio Doce tem 879 km de extensão e suas nascentes estão nas Serras da Mantiqueira e do Espinhaço, em Minas Gerais. A população estimada é de cerca de 4,1 milhões de habitantes, distribuídos em 228 municípios, sendo 200 em Minas Gerais e 28 no Espírito Santo.  

Localizada entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, abriga em seu território diversas belezas naturais, como lagos, cachoeiras e parques que propiciam o turismo e fomentam a cultura popular, o esporte e o lazer. Os mananciais do território também possibilitam o desenvolvimento de diversas atividades econômicas, desde a agricultura, pecuária e indústria, até profissões ribeirinhas.  

A maioria dos municípios tem até 20 mil habitantes e, aproximadamente, 73% da população vive em áreas urbanas. Nos municípios com até 10 mil habitantes, cerca de 47,75% da população reside em áreas rurais. As sub-bacias do Piranga e do Piracicaba, que possuem o maior PIB industrial, abrigam aproximadamente 48% da população total. 

O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) 

O CBH é um órgão democrático responsável pela gestão da água de uma Bacia Hidrográfica. É composto por representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água. A instituição visa à promoção de políticas e programas voltados para a melhoria ambiental da Bacia, aumentando a quantidade e qualidade da água.  

Todos os trabalhos deliberados pelos Comitês são realizados por meio dos recursos da cobrança pelo uso da água, instrumento legal da Política Nacional de Recursos Hídricos. É com esse recurso que os programas e projetos são executados.