Rio Vivo continua avançando na recuperação de nascentes e obras de saneamento rural
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Mais de R$120 milhões já foram destinados pelos Comitês da Bacia do Rio Doce para execução das obras.
A iniciativa Rio Vivo, promovida pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, continua dando passos significativos na proteção do meio ambiente. Em junho, a iniciativa chegou à marca de 1.308 nascentes protegidas na bacia. Além disso, já foram iniciadas as obras de implementação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico nas Bacias dos Rios Caratinga e Piranga. O resultado representa o esforço coletivo de todos os comitês com a conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos.
A ação é realizada com recursos da cobrança pelo uso da água, instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar receita para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais. “Estamos felizes por atingir o número expressivo de 1.300 nascentes protegidas e distribuídas em praticamente todos os comitês de bacia afluentes, em alguns comitês com as ações já implantadas e outros já avançado na questão de mobilização dos produtores rurais. E já há articulação para continuidade do programa”, afirmou José Carlos Loss, presidente do CBH Doce.
De acordo com Loss, o Rio Vivo incentiva os produtores rurais na preservação dos cursos d ‘água. “A Iniciativa Rio Vivo, além dos benefícios diretos, dá visibilidade aos comitês e aumenta ainda mais o interesse dos produtores rurais na melhoria das áreas de recarga. É um programa que incentiva a continuidade da recuperação das nascentes”, disse.
Obras de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico
Uma das ações executadas pela Iniciativa Rio Vivo são projetos voltados para melhorias no esgotamento sanitário em propriedades rurais, através da instalação de fossas sépticas pré-montadas.
Até o momento, seis intervenções foram realizadas em Engenheiro Caldas, na Bacia do Rio Caratinga, e uma intervenção no município de Ponte Nova, na Bacia do Rio Piranga.
Confira abaixo o balanço completo das ações:
Alto Rio Doce
-
Região do Rio Piranga
211 nascentes cercadas e uma implementação de Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico.
-
Região do Rio Piracicaba
512 nascentes cercadas
-
Região do Rio Santo Antônio
270 nascentes cercadas
Médio Rio Doce
-
Região do Rio Suaçuí
144 nascentes cercadas
-
Região do Rio Caratinga
171 nascentes cercadas e seis instalações de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico.
-
Região do Rio Manhuaçu
Empresa contratada, etapa de planejamento já iniciada.
-
Espírito Santo
Empresa contratada, etapa de planejamento já iniciada.