Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas comemora 25 anos de existência
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Neste dia 29 de outubro, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) está comemorando 25 anos de dedicação e trabalho. Neste marco histórico, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce parabenizam o compromisso do Fórum em fortalecer a gestão participativa e integrada das águas, promovendo o desenvolvimento sustentável e o uso consciente dos recursos hídricos no Brasil.
O FNCBH reúne cerca de 250 comitês do Brasil. Na oportunidade, os conselheiros dos Comitês do Rio Doce, Maurício Scalon, que é o Coordenador Geral do Fórum Nacional, Dolores Colle, Carlos Eduardo Silva e Senisi Rocha participam efetivamente do Fórum.
“Gostaria de deixar uma mensagem de otimismo, porque estamos conseguindo conduzir o processo de maneira bem razoável, envolvendo as instâncias superiores, no nível nacional, para discussão desta política e tentando promover uma discussão que vá ao encontro das necessidades de todos os comitês, para que consigamos implementar de fato a Política de Recursos Hídricos conforme a Lei 9.433, que tanto nos auxilia na condução democrática e participativa dessa política. Parabéns para nós, lutadores abnegados, e ao Fórum Nacional pelos 25 anos de existência. Que continuemos por muitos anos promovendo essa discussão e fazendo a água acontecer na quantidade e qualidade de que todos nós precisamos”, destacou o Coordenador Geral, Maurício Scalon.
Para o conselheiro Senisi Rocha, é gratificante fazer parte desse momento, em que a nova coordenação, empossada em janeiro de 2024, tem dado uma dinâmica bem diferenciada ao Fórum.
“Estamos com um novo perfil de coordenação, que está brindando os 25 anos de um Fórum que construiu muito ao longo desses anos, em torno da melhoria da qualidade e da quantidade das nossas águas do Brasil. Temos muito a avançar, mas, com certeza, este último ano foi bastante produtivo em torno dessas discussões e, acima de tudo, no destaque do Fórum Nacional em sua devida posição, como articulador dos comitês do Brasil. Parabéns ao Fórum Nacional”, pontua Senisi Rocha.
Já o conselheiro Carlos Eduardo Silva reforça que, ao longo dessas duas décadas e meia, este espaço se consolidou como um importante ponto de encontro para o diálogo, a reflexão e a construção de soluções coletivas. “O Fórum se consolidou como um espaço de união e troca de experiências, no qual comitês de todas as regiões do país compartilham desafios e conquistas em prol das bacias hidrográficas brasileiras. Essa trajetória inspira o trabalho diário dos CBHs do Rio Doce.”
O FNCBH
Instituído em 1999, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o Fórum Nacional de Comitês vem, desde então, participando e promovendo o diálogo entre os entes do Sistema, com o objetivo de avançar nas políticas públicas de conservação, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas do Brasil.
Assim, destacamos a participação de representantes dos Comitês de Bacia em seminários, simpósios, congressos, audiências públicas e reuniões que têm como tema as águas brasileiras. Em especial, salientamos os avanços no país, onde todos os estados da federação já possuem suas leis de recursos hídricos, prevendo a instituição dos comitês de bacias e demonstrando a importância destes no desenho da gestão da água no Brasil, graças ao envolvimento de aproximadamente 50 mil pessoas em todo o território nacional.
Confira na íntegra a mensagem do Coordenador do FNCBH, Maurício Scalon.