Diretoria do CBH Santo Antônio é reeleita para o biênio 2025/2027


21 out/2025

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH Santo Antônio) realizou no dia 7 de outubro a 34ª Plenária Extraordinária, que empossou a Diretoria Executiva para o mandato de 2025 a 2027. Gisleno Martins foi reeleito para a cadeira de presidente do colegiado. Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

 

Na eleição da diretoria, conduzida pela comissão eleitoral, foi inscrita, habilitada e eleita por aclamação a chapa “Por um Santo Antônio sempre atuante” para assumir a liderança dos trabalhos do colegiado. 

A diretoria reeleita, iniciará suas atividades no dia 17 de outubro, com a seguinte composição: Presidente, Gisleno Martins (Poder Público); vice-presidente, Demerson Aparecido Lima Muniz (Sociedade Civil); secretária, Renata Beatriz Almeida (Poder Público); e secretário adjunto, Sílvia Maria Alves Ferreira (Sociedade Civil).

Diretoria destaca o compromisso com a continuidade das ações em andamento 

Durante a posse, a diretoria reeleita destacou o compromisso de manter a união entre os membros e ter mais proximidade com a sociedade civil nas ações e planejamentos do comitê.  Além disso, ressaltaram a importância de dar continuidade aos projetos voltados para saneamento básico e proteção de nascentes, dentre outras ações, previstas no plano de trabalho. “Essa diretoria representa a união harmônica e ativa dos segmentos do Poder Público, dos Usuários e da Sociedade Civil, respeitando as disposições regimentais quanto à composição e alternância entre os segmentos. Importante ressaltar que todos os membros possuem vasta experiência em gestão de recursos hídricos e profundo compromisso com a bacia”, ressaltou Gisleno Martins.

Para este novo biênio, Gisleno afirmou que, com o apoio dos demais membros do CBH Santo Antônio, irão acompanhar a continuidade das iniciativas Rio Vivo, PROTRATAR e demais ações previstas no PDRH e hierarquizadas no Plano de Aplicação Plurianual (PAP). “Estaremos sempre à disposição e procurando  retribuir ao máximo a confiança depositada em nossa diretoria”, garantiu.

Representando a sociedade civil, a secretária adjunta reeleita, Sílvia Maria Alves Ferreira destacou a união da atual diretoria para dar seguimento às ações previstas no plano de trabalho. “Sob a presidência do Gisleno, o Comitê marcou presença em diversas ocasiões relevantes, como audiências públicas, reuniões e eventos, entre outros espaços de diálogo. Em todas essas oportunidades, a voz do CBH Santo Antônio foi levada com seriedade e representatividade, fortalecendo o papel do colegiado junto à sociedade e às instituições”, enalteceu.

 

Comitê planeja realizar sua primeira expedição hidrográfica
Após o sucesso da Expedição pelo Rio Caratinga, os demais comitês afluentes da Bacia do Rio Doce  estão planejando suas expedições em 2026. Durante a plenária de posse do CBH Santo Antônio, Gisleno afirmou que a ação é uma das metas da diretoria reeleita. “Acompanhamos o movimento que Expedição do Rio Caratinga proporcionou e pretendemos realizar a nossa primeira expedição também”, afirmou.

 

O CBH Santo Antônio

O CBH Santo Antônio é considerado o parlamento das águas e é composto por representantes da sociedade civil, poder público e usuários – ou seja, aqueles que utilizam a água do rio para consumo próprio ou em atividade produtiva. Assim, a partir de diferentes visões, promove o diálogo em torno de um interesse comum: a garantia de acesso à água em seus usos múltiplos.

 

Ele tem poder de Estado e atribuição legal de deliberar, de forma compartilhada e descentralizada, sobre a gestão da água nas respectivas áreas de abrangência. Instituído através do Decreto Estadual N° 42.595, de 23/05/2002, o Comitê é integrado por 36 membros efetivos e 36 suplentes. Sua composição é de 18 representantes do Poder Público, distribuídos de forma paritária entre o Estado e os Municípios inseridos na bacia e 18 representantes de usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos com atuação na bacia.


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.