CBHs Piracicaba, Santo Antônio e Caratinga assinam parceria com a Fundação Renova


21 dez/2022

Foi assinada na manhã desta quarta-feira, 21, a parceria dos Comitês das Bacia Hidrográficas do Rio Piracicaba, Santo Antônio e Caratinga, por meio da Agedoce, junto à Fundação Renova. A iniciativa viabilizará a restauração de 1250 nascentes em municípios inseridos nos territórios contempladas, sendo que, ao todo, serão investidos R$ 47.036.077,45.

A solenidade foi realizada na sede dos comitês, em Governador Valadares/MG. A parceria prevê a mobilização dos produtores, validação das nascentes e implantação de tecnologias sociais, como barraginhas, fossas sépticas e áreas de dessedentação. “Essas ações de conservação e recuperação das nascentes de água são instrumentos essenciais para a qualidade e quantidade de água na bacia, destaca o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Flamínio Guerra.

Na região do CBH-Piracicaba os investimentos irão contemplar 80 nascentes nos municípios de Bela Vista de Minas, Marliéria e Jaguaraçu. “É uma grande vitória para o comitê. Estamos evoluindo, aos poucos, em busca do rio que almejamos em quantidade e qualidade, sendo que esse convênio representa um degrau de uma longa escada que ainda vamos percorrer. Além disso, é importante nos atermos ao resultado social dessa ação junto aos produtores”, frisa o Presidente do CBH-Piracicaba, Jorge Martins Borges.

No território do CBH-Santo Antônio serão 449 nascentes, beneficiando os municípios de Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Santo Antônio do Rio Abaixo e Senhora do Porto. “O projeto possui grande importância para a bacia, pois serão recuperadas 192 nascentes e APPS em locais que não estão contemplados pelo Rio Vivo. Desta forma, iremos concluir compromissos firmados anteriormente pelo comitê, garantindo a credibilidade junto às comunidades. As demais intervenções serão em pontos de captação de água para abastecimento público em 5 municípios da bacia, possibilitando melhoria significativa na qualidade de vida de seus usuários”, destacou o presidente do CBH-Santo Antônio, Filipe Gaeta.

Na área do CBH-Caratinga, a parceria abrangerá as cidades de São Sebastião do Anta, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, São João do Oriente, São Domingos das Dores, Tarumirim, Inhapim, Capitão Andrade, Dom Cavati, Vargem Alegre, com a recuperação de 621 nascentes. “O projeto nos coloca em contato com o produtor rural, que é o verdadeiro produtor de água. A recuperação de nascentes valoriza o comitê, pois permite a interlocução com pessoas que não tinham acesso a este tipo de programa. Vamos trabalhar com muito afinco para que tudo dê certo”, enfatiza a presidente do CBH-Caratinga, Nádia Rocha.

O diretor-presidente da AGEDOCE, André Marques, destaca que a parceria é de grande relevância para as sub-bacias dos rios Piracicaba, Santo Antônio e Caratinga. A iniciativa potencializará as ações de revitalização da bacia do rio Doce, somada à Iniciativa Rio Vivo, já em andamento, que também contempla a recuperação de nascentes, reflorestamento e saneamento rural.

“As ações de restauração florestal da Fundação Renova estão muito concentradas nas outras bacias afluentes do Doce, com escopo de 40 mil hectares e cerca de 3800 nascentes. Essa parceria, além de fortalecer as ações do CBH-Doce e AGEDOCE no Caratinga, Santo Antônio e Piracicaba, reduz a dispersão de atuação da equipe operacional da Fundação Renova, sendo muito importante não só no ponto de vista institucional como também operacional”, ressalta o coordenador de Restauração Florestal da Fundação Renova, Almir Jacomelli.