CBH Santo Antônio participa do 1º Fórum Estratégico de Governança Pública e Desenvolvimento Sustentável


28 maio/2026

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH Santo Antônio) participaram, nos dias 22 e 23 de maio, do 1º Fórum Estratégico de Governança Pública e Desenvolvimento Sustentável, realizado em Conceição do Mato Dentro (MG). O evento reuniu o poder público, órgãos de controle, universidades, setor privado e organizações da sociedade civil para debater estratégias voltadas à gestão eficiente e ao desenvolvimento sustentável dos territórios.

A presença do CBH Santo Antônio reforça o compromisso do Comitê com o fortalecimento da governança participativa, da gestão integrada dos recursos hídricos e da construção de políticas públicas sustentáveis para a Bacia do Rio Doce. Ao longo da programação, foram discutidos temas relacionados à transparência, planejamento, controle da gestão pública, avaliação de políticas públicas e responsabilidade fiscal.

 

O Fórum contou com palestra magna do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, além de mesas temáticas conduzidas por especialistas de instituições como Ministério Público Federal, Tribunal Regional Federal, Advocacia-Geral da União, IBGE e universidades federais. Os debates destacaram a importância da integração entre diferentes setores para a promoção do desenvolvimento sustentável e o aprimoramento da gestão pública.

Além das atividades técnicas, o segundo dia do evento foi marcado por visitas guiadas ao Parque Natural Municipal Salão de Pedras e ao Mirante da Cachoeira do Tabuleiro, importantes patrimônios naturais de Conceição do Mato Dentro. As visitas proporcionaram reflexões sobre a relação entre preservação ambiental, turismo sustentável e desenvolvimento regional.

A secretária do CBH Santo Antônio, Renata Beatriz, ressaltou a relevância dos debates promovidos durante o encontro e a importância da participação em espaços voltados à construção de políticas públicas sustentáveis.

“Tivemos a honra de participar de um importante fórum voltado à governança pública, sustentabilidade e desenvolvimento dos municípios mineradores brasileiros. Participar de encontros como este é essencial para buscar conhecimento, trocar experiências e trazer novas ideias que contribuam diretamente para o crescimento de Dom Joaquim, sempre com responsabilidade, inovação e compromisso com o futuro da nossa cidade”, destacou.

A participação no Fórum também possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento do diálogo entre instituições comprometidas com a sustentabilidade, a governança e a gestão responsável dos recursos naturais.


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.