CBH-Santo Antônio comemora aniversário com seminário sobre a água


19 maio/2014

    O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio promove, no próximo dia 21 de maio, seminário com o tema “Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade”. O evento faz parte das ações de comemoração do décimo segundo aniversário da entidade. O evento será realizado a partir das 08h, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizado na rua Gerson Guerra, nº 162, Santo Antônio, em Itabira.

    A programação conta com palestras e mesas redondas. Entre os palestrantes convidados estão Lucas Miyahara e Gabriel Pires, da Associação de Moradores, Agricultores e Apicultores da Lapinha; e Carlito Andrade. O Diretor Presidente do Instituto BioAtlântica (IBIO), Eduardo Figueiredo, também estará presente. Representantes do poder público, usuários e da sociedade civil compõem as mesas redondas.

    Segundo o Presidente do CBH-Santo Antônio, Felipe Benício Pedro, os temas pautados para o evento tratam dos problemas mais graves da região. “A questão da água em Itabira é algo complicado e precisa de medidas urgentes. A presença de mineradoras na bacia também é algo que traz muito impacto. Esperamos que ideias para o desenvolvimento sustentável da região surjam durante o seminário”, afirma Felipe.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

8h00 – Credenciamento e Coffee Break

8h30 – Abertura: Diretoria CBH Santo Antônio e Representante da Prefeitura de Itabira

9h00 – Explicação da Metodologia de Trabalho (Eduardo Figueiredo –  IBIO)

9:30 – “Cuidando das nascentes e corpos d’água por meio da recuperação florestal na bacia do Santo Antônio.”

Palestrantes: Lucas Miyahara  e Gabriel Pires, da Associação de Moradores, Agricultores e Apicultores da Lapinha (AMA-Lapinha).

10:20 – “Cidades Mineradoras”

Palestrante: Sebastião Carlos de Oliveira Andrade – “Carlito Andrade”

11:00 – 1ª Mesa Redonda com representantes do Poder Público. Tema: Atuação do poder executivo na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Doce com foco na sub-bacia do Santo Antônio.

12:30 – Almoço

14:00 – 2ª Mesa Redonda com representantes dos Usuários. Tema: Atuação dos usuários na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Doce com foco na sub-bacia do Santo Antônio

15h30 – Coffee Break

16:00 – 3ª Mesa Redonda com representantes da Sociedade Civil. Tema: Atuação da sociedade civil organizada na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Doce com foco na sub-bacia do Santo Antônio.

17:30 – Encaminhamentos do Seminário (Elaboração de documento consolidando os debates – Eduardo Figueiredo – IBIO)

 18:30 – Jantar