Audiência Pública discute impactos da mineração na bacia do Rio Santo Antônio


29 maio/2025

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH Santo Antônio) marcou presença nas audiências públicas para discutir o segundo alteamento da barragem do Sistema Minas-Rio, empreendimento da mineradora Anglo American na região de Conceição do Mato Dentro. As audiências foram realizadas nos dias 21 e 22 de maio, nos municípios de Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro, respectivamente.

Organizadas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), as audiências tiveram o objetivo de apresentar à população os detalhes do processo de licenciamento ambiental referente ao novo alteamento da barragem do Sistema Minas-Rio, que prevê a elevação da cota de 700 para 725 metros em relação ao nível do mar. 

Estiveram presentes representando o comitê, o presidente do CBH Santo Antônio, Gisleno Martins e os conselheiros, Mariana Cristina Ribeiro, Giordani Oliveira, Patrícia Generoso,  Sandey Rogerio Aparecido e Juliana Bedoya.

De acordo com o presidente do CBH Santo Antônio, Gisleno Martins, a reunião foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas e manifestação de opiniões por parte da sociedade e entidades ambientais da região. “Foi muito importante a nossa participação nas audiências. Já é o segundo alteamento de barragem que acontece na região. A obra indiretamente pode impactar as pequenas comunidades que pertencem à Bacia do Rio Santo Antônio e precisamos estar atentos a isso. Iremos agendar uma reunião extraordinária com a Anglo American para tomar conhecimento da ampliação da barragem e possíveis riscos ao meio ambiente”, afirmou.

Gisleno alerta que é preciso impor limites e restrições ao avanço da mineração. “Como representantes do comitê de bacia, temos a responsabilidade de monitorar atividades que envolvam mineração, garantindo que sejam realizadas de forma segura para o meio ambiente e a população. Depois do que aconteceu em Brumadinho e Mariana a população fica preocupada com novos desastres”, alertou. 


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.