CBH-Doce dá posse aos novos membros, escolhidos em processo seletivo complementar


14 abr/2014

Os novos membros do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), escolhidos em Processo Eleitoral Complementar, foram empossados no último dia 3 de abril. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Comercial de Governador Valadares/MG. Fazem parte do comitê agora 10 novos representantes dos segmentos poder público, usuários e sociedade civil.

Os novos membros terão o mandato de 2014-2017. Na oportunidade, o presidente do Comitê, Leonardo Deptulski, reforçou o papel do membros diante das necessidades de cada municípios. “Somos muito cobrados nos assuntos relacionados à gestão de recursos hídricos e, em especial, no que tange à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, que foi definida como a primeira prioridade de aplicação dos recursos da cobrança. Ressalto que cabe a cada um de nós, como membros do CBH-Doce, promover a integração entre os CBHs estaduais e também entre os segmentos que integram a plenária”, pontua.

Iusifith Chafith, vice-presidente do CBH-Doce e presidente do CBH-Piracicaba, destacou que o comitê está em processo de renovação e que é preciso alinhar conhecimentos. “O envolvimento dos membros é essencial para o desenvolvimento do CBH. Estamos caminhando para uma nova experiência, o nosso Comitê tem se tornado um referencial.”

 

Eleição

Grande parte dos membros do CBH-Doce tomaram posse no dia 6 de fevereiro, dada em que também foi escolhida a nova diretoria executiva do CBH-Doce. O processo reforçou o caráter integrador do Comitê, que passou a ter seis membros da diretoria executiva, dois de cada segmento. Com uma extensão territorial de 83.430 Km2, a Bacia Hidrográfica do Rio Doce tem 86% do sua área de drenagem em Minais Gerais e 14% no Espirito Santo e abrange 230 municípios, sendo 202 mineiros e 28 capixabas.