Município de Belo Oriente é contemplado com recursos da ANA


8 mar/2018

O esforço de uma equipe da prefeitura de Belo Oriente, município que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, levou a cidade a ser contemplada com recursos da Agência Nacional de Água (ANA) para o Programa Produtor de Água, que estimula o pagamento de serviços ambientais aos produtores rurais da região.

A conquista foi apresentada aos parceiros durante um encontro realizado no dia 06 de março. Além de representantes das instituições que farão parte do projeto e da prefeitura, também participaram da cerimônia o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, Felipe Benício Pedro e conselheiros do comitê.

A ANA recebeu 224 projetos de conservação de água e solo de todo o Brasil, que foram submetidos à análise e seleção. Ao final, 36 projetos foram classificados e receberão um repasse de até R$ 1 milhão.  O projeto de Belo Oriente conquistou o 19º lugar e receberá um total de R$ 977 mil. Veja a lista completa dos contemplados no site: http://produtordeagua.ana.gov.br/Resultado.aspx

Em contrapartida, os municípios selecionados deverão contribuir com apoio financeiro para as ações, bem como  implementar sistemas de pagamento por serviços ambientais (PSA).

Produtor de Água

O Programa Produtor de Água foi lançado pela ANA em 2001 e tem foco no estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltados para a proteção hídrica no Brasil. A iniciativa estimula práticas conservacionistas em propriedades rurais de forma a melhorar a qualidade da água e aumentar sua vazão, revitalizando as bacias hidrográficas. O Produtor de Água consiste em remunerar o produtor rural com valores proporcionais aos serviços ambientais prestados, que beneficiam a sociedade que vive numa determinada bacia hidrográfica, além de oferecer assistência técnica para a recuperação ambiental da propriedade. A iniciativa apoia projetos que busquem reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural em parceria com instituições públicas, privadas ou com organizações do terceiro setor.